sábado, 1 de junho de 2013

 Praça do Alecrim de Cima em 2001, antes da reforma. Atualmente, nesse local, existe uma quadra de esportiva.


 Alunos visitam uma lagoa (1) nos barreiros em 2003. Nessa área, localizada na divisa dos municípios Malhador/Moita Bonita, até o início de 1990, existiam três olarias. Todas as lagoas existentes foram originadas pela extração de barro para a fabricação de telhas e tijolos, porém, anos atrás, retirava-se o barro também para se fabricar fornos e outros utensílios domésticos. A formação dessas lagoas é importante para o ecossistema local, tendo em vista que a área marca o nascimento do Riacho da Várzea. Nessa localidade, situava-se também o Cemitério dos Crentes, hoje coberto pelas águas de uma pequena barragem particular.



 Ano: 1989. Construção da Associação Comunitária do Alecrim. Sobre o telhado, estão algumas pessoas que trabalharam na obra. Destaque para o saudoso Dernivaldo Rodrigues de Oliveira, primeiro presidente da mesma. É o segundo, da esquerda para à direita.



Ano: 2003.  Foto de outra lagoa (2) da região dos barreiros com o predomínio dos bananais típicos do Alecrim. Ao fundo, aparece a Serra do Capunga.



 Ano: 2002. Alunos se concentram na Praça do Alecrim de Baixo antes do desfile do Sete de Setembro.



 Ano: 2002. Alunos em desfile de Sete de Setembro. Praça do Alecrim de Baixo. Ao fundo e à direita, a Associação Comunitária do Alecrim.




 Ano: 2005. Participantes do Judas em Sábado de Aleluia. É uma versão moderna dessa manifestação cultural do Alecrim. Hoje, bem ao gosto das novas gerações, tem características mais carnavalescas. Décadas atrás, essa manifestação cultural tinha a participação de Manoel de Juzi e Zé Pretinho, dentre outros. Naquele tempo, o Judas se destacava pela apresentação das caretas que representavam todas as personagens do mal: diabos, bruxas, monstros, bruacas e outros tipos caricaturais dos mundos infernais. 



 Ano: 2006. Criança sentada no Cume da Serra do Capunga. Serra que se limita com três municípios: Malhador, Moita Bonita e Santa Rosa de Lima.



 Ano: 2003. Judas em Sábado de Aleluia. Alecrim de Cima, Rua da Corda. Na cena, as caretas, perseguem um pobre vira-lata que ousa atravessar na frente delas. Além dos cães, moleques e adultos também são alvos desse tipo de perseguição.



 Ano: 2005. Antigas caixas d'água da Rua da Mangueira - Alecrim de Cima. Elas abasteceram todo o povoado até a chagada da DESO. Após a desativação da mesma, no local, construiu-se uma garagem.



Ano: 2003. Foto de uma lagoa (3). Área dos barreiros. Alunos em visita a mesma.




Nenhum comentário:

Postar um comentário